Enem: conheça a logística pós-prova

Os malotes com cartões-resposta, folhas de redação e as folhas de presença são enviados ao consórcio aplicador

por Lara Tôrres ter, 26/01/2021 - 19:04

Todos os anos, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sabem o que acontece até o momento em que a última pessoa deixa a sala de aplicação das provas. Mas, muitas pessoas podem se perguntar: o que acontece depois? 

Com o fim da aplicação, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), inicia-se a etapa de logística reversa quando o último estudante deixa o local no segundo dia de aplicação do Exame e o chefe de sala inicia o procedimento de checagem e segurança que garante o sigilo da prova. 

Na primeira “missão”, os cartões-resposta, folhas de redação e rascunho de candidatos presentes e ausentes são conferidos pela equipe e postos em malotes que são recolhidos e organizados em ordem alfabética. 

Tudo é enviado às centrais de correção do consórcio aplicador junto com as atas de ocorrências preenchidas. O translado do material é feito com escolta militar e monitoramento por sistema de satélite nos veículos utilizados para o transporte dos materiais. 

Desde 2016, o Inep ampliou uma parceria com a Polícia Federal e passou a contar com o Serviço de Inteligência da PF, que trabalha em estratégias de investigação e combate a tentativas de fraude. Além disso, a estrutura e segurança do Enem envolvem grupos de policiamento e segurança: Exército, Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Federal, secretarias de Segurança e Polícia Rodoviária Federal. 

Correção

Depois que o material chega às centrais do consórcio aplicador, tudo é separado e digitalizado sob a segurança de câmeras de vigilância. Os arquivos digitalizados das redações são repassados às equipes responsáveis pela correção dos textos sem a identificação dos participantes, para assegurar a isonomia na correção que contará com dois ou três corretores por texto. 

Já o cálculo das notas por meio do sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI) é feito pelo consórcio aplicador e pelos pesquisadores do Inep, que também são responsáveis pela conferência e a solução de eventual discrepância. 

*Com informações do Inep

LeiaJá também

--> Gabaritos do Enem serão divulgados nesta quarta-feira (27)

COMENTÁRIOS dos leitores