Unesp expulsa 27 alunos autodeclarados cotistas

Cerca de 27 estudantes foram expulsos da Instituição após investigações internas que consideraram critérios fenótipos

por Adige Silva sex, 14/12/2018 - 09:57
Reprodução/ Google Street View Reitoria da Instituição, em São Paulo Reprodução/ Google Street View

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) anunciou a expulsão de 27 alunos “autodeclarados cotistas” da instituição. A medida foi tomada após investigação interna, que identificou que os estudantes não eram negros ou pardos. Segundo a instituição, a apuração segue em andamento e tem caráter educativo.

O desligamento será publicado nesta sexta (14), no Diário Oficial. É a primeira vez que a Universidade realiza uma ação do tipo, desde 2014. Ainda não é possível identificar os estudantes e o período de graduação, mas segundo o Renato Diniz, superintendente acadêmico da Vunesp, nenhum deles estava próximo de se graduar.

Ainda segundo o educador, os critérios usados para determinar a ação são os mesmos definido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), critérios fenótipos – nesse caso, são analisados cor da pele, dos olhos e o tipo de cabelo.

O processo de investigação teve duração de cinco meses e os estudantes tiveram o direito de recorrer internamente. Segundo a Unesp, não há possibilidade de substituição imediatamente das vagas. A Instituição espera agilizar o processo para o ano de 2019 e que as averiguações comecem logo após a matrícula presencial dos novos alunos.

COMENTÁRIOS dos leitores