Letras: curso EAD ganha destaque no mercado

Além da atuação docente, área oferece inúmeras atividades textuais

por Camilla de Assis qui, 18/10/2018 - 19:56
Pixabay . Pixabay

Fazer um curso superior a distância é a realidade de um em cada cinco estudantes matriculados em graduações, segundo o Censo da Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em setembro deste ano. E um dos cursos que ganha destaque na procura é o de letras; conhecer a área é ter noção do bom uso da língua portuguesa, da oratória e da escrita, algo de extrema importância para a boa execução das normas cultas do português.

Ainda de acordo com o Censo, 42,1% das matrículas a distância eram em cursos de licenciatura, em 2016. Segundo a coordenadora do curso EAD de letras da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, Larissa Petrusk, mesmo que a graduação seja a distância, a troca de conhecimento é preservada. “Para o conceito Ensino a Distância já não cabe mais pensar em alunos ‘distantes’ do professor, tutor, coordenação de curso e IES, o contato humano é essencial para o processo de ensino. Acreditamos em um contato afetivo e efetivo”, afirma a docente.

Larissa também pontua a necessidade de profissionais qualificados para a área. “O curso tenta suprir a carência de profissionais que, além do conhecimento teórico-prático específico de sua área, possam desenvolver um espírito humanista crítico e amplo, de modo a contribuir de forma decisiva para a melhoria da sociedade”, explica Larissa.

Recentemente, o curso EAD da letras da UNINASSAU ganhou nota quatro no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e ficou no primeiro lugar entre todas as demais graduações avaliadas pelo Enade. Em 2017, ano da avaliação, concorreram 517 cursos de educação a distância, sendo 81 de letras. O Enade é uma prova escrita usada para avaliar os cursos brasileiros de ensino superior, e aplicada aos alunos ingressantes e concluintes das instituições.

O resultado positivo da UNINASSAU, para o diretor de ensino a distância do Grupo Ser Educacional, Enzo Moreira, representa a qualidade do EAD no Brasil. “Ser avaliado com uma nota dessa importância e ser o curso de maior nota no Enade é ter a sensação de dever cumprido. É um feito para poucos e mostra a maturidade de um curso de ponta, tanto em termos de tecnologia quanto de interação entre o ensino e a aprendizagem”, declara.

Segundo a estudante de letras EAD da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Ana Cláudia Soares, a escolha do curso a distância se deu pela comodidade em relação aos horários. "Em um curso EAD, a minha sala de aula é em qualquer momento, e em qualquer espaço, basta ter um computador que atenda as necessidades. O foco seria os estudos", explica a estudante. Já a paixão pela área veio desde cedo. "Ao longo do tempo, fui percebendo minha grande habilidade na área, até que surgiu a oportunidade de fazer o curso. Devo esse sonho realizado à modalidade EAD, porque senão talvez o teria adiado, ou deixado para trás", ressalta Soares.

Mesmo sendo EAD, Ana Cláudia ressalta que seu processo de aprendizado é diário, antes e depois das atividades no trabalho, lendo e assistindo aos materiais disponibilizados pela instituiçãoç. "Já nos finais de semana e feriados, intensifico os estudos respondendo os questionários que já estavam previamente pesquisados, e respondidos no papel. É a hora de responder online", revela.

Áreas de atuação

Quem pensa que o licenciado em letras só terá capacitação para atuar na docência, está enganado. Além de sair dominando as técnicas pedagógicas de transmissão de ensino, o profissional pode operar em editorias, realizando a preparação de originais, revisão e tradução de textos, bem como pode desempenhar papel na área de interpretação. Confira abaixo as áreas de atuação listadas pela professora Larissa Petrusk:

Tradução

Traduzir textos em português para outros idiomas ou vice-versa; edição de textos dos mais variados tipos: obras literárias, acadêmicas, anúncios, revistas, jornais, adaptando, se necessário, para os diferentes tipos de mídia e comunicação.

Revisão

Revisar textos, acadêmicos ou não, corrigindo a ortografia e gramática como a estrutura dos textos (divisão dos capítulos e parágrafos, citações, entre outros) para que se encaixe dentro do gênero pretendido e esteja entre as normas exigidas.

Interpretação

Interpretar e estabelecer a comunicação entre duas pessoas que não falam o mesmo idioma (traduzir simultaneamente reuniões, palestras e até transmissões ao vivo de eventos internacionais).

Produção textual

Escrever os mais diversos tipos de textos, como obras literárias (romances, novelas, prosas e outros), crônicas, colunas para jornais, revistas, textos publicitários utilizados como peças de marketing, conteúdo para sites e blogs.

Palestrante

Realizar palestras e cursos sobre vários temas relacionados à língua falada e escrita.

COMENTÁRIOS dos leitores