Vestibular UPE oferece 3480 vagas em 2019

Instituição pernambucana também anunciou mudanças em alguns cursos

por Lara Tôrres seg, 11/06/2018 - 15:37

A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou dados relativos ao processo de ingresso de novos estudantes para o ano de 2019 na manhã desta segunda-feira (11). Ao todo serão 3480 vagas para as unidades de Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Mata Sul, Mata Norte, Camaragibe, Santo Amaro e Benfica.

No que diz respeito à forma de ingresso, a distribuição será de 1740 vagas destinadas ao Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e a outra metade vai para os estudantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Há também novidades e alterações no quadro de cursos da universidade. O campus Garanhuns ganhará o curso de Engenharia de Software, com 30 vagas em turno diurno.

Os cursos de Direito nos campi Benfica e Arcoverde e de Telecomunicações, também no campus Benfica, ganham 10 vagas cada um em razão do desmembramento dos cursos de logística que eram oferecidos em Salgueiro e Palmares, que também ganhou o curso de Administração, diurno, com 50 vagas.

Isenção de taxa

A UPE dá direito de solicitar isenção da taxa de inscrição do SSA, que custa R$ 97, a candidatos que tenham Número de Inscrição Social (NIS), que tenham cursado do 6º ano do ensino fundamental até o final do ensino médio em escolas municipais ou estaduais de qualquer unidade da federação. Dependentes de servidores da universidade também estão isentos.

Sistema Seriado de Avaliação

A terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação será realizada nos dias 18 e 19 de novembro, após o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 4 e 11 de novembro. Já as duas primeiras etapas serão realizadas nos dias 2 e 3 de novembro, sendo o SSA1 pela manhã e o SSA2 a tarde. 

Cada dia de prova do SSA 1 e SSA2 tem 4 horas de duração. O número de questões é de 44 no primeiro dia, quando os estudantes fazem provas de matemática, física, filosofia, português e língua estrangeira, e de 46 no segundo, quando os estudantes respondem a questões de biologia, química, história, geografia e sociologia. 

Já no SSA 3, cada dia de prova tem 4 horas e 30 minutos de duração, sendo 42 questões no primeiro dia e 58 no segundo, além de uma redação dissertativa, que será realizada no primeiro dia. Das 1740 vagas, 20% se destinam ao Sistema de Cotas Sociais. 

Sistema de Seleção Unificada

No Sisu, 20% do total de vagas se destina ao Sistema de Cotas Sociais da universidade. A classificação se dará através da média aritmética do conjunto de provas e da redação, com ponto de corte de 350 pontos em cada prova e 400 na redação. 

A UPE não adotará, assim como em anos anteriores, pesos específicos e nem bônus de nota para alunos que cursaram o ensino médio em instituições de ensino no interior do Estado.

LeiaJá também

--> UPE lança seleção para estudantes de outras universidades

--> UPE anuncia lançamento de concurso público

COMENTÁRIOS dos leitores